publicado a: 2015-08-18

​Boas práticas na colheita

A qualidade de um produto agrícola depende em grande parte do processo de colheita. Numa altura em que muitas variedades de fruteiras se encontram em plena colheita, é importante relembrar algumas ideias principais.

O trabalhador deve ser informado dos cuidados que o fruto em causa exige, sendo responsável pela sua posterior implementação. Merece especial atenção o facto deste ser susceptível a pancadas e feridas superficiais que podem facilitar o desenvolvimento de podridões durante a fase de conservação.

O trabalhador deve ser responsável pela sua higiene com o objectivo de reduzir a contaminação do fruto. Para tal deve ter à sua disposição água corrente e produto de limpeza adequado para lavar as mãos - especialmente depois de idas à casa de banho.

O trabalhador não deve fumar ou comer durante a colheita, podendo apenas fazê-lo durante as pausas. Há que ter um especial cuidado com objetos pessoais (tais como jóias) que possam provocar contaminação física dos frutos.

Deve estar disponível um estojo de primeiros socorros junto do local de colheita, assim como estar presente na equipa um elemento com formação em primeiros socorros.

O produtor deve garantir a limpeza regular dos veículos utilizados no transporte para que não se acumulem sujidades e outros focos de contaminação do fruto.


por Hugo Pires

Engenheiro Agrónomo

suporte@agrozapp.pt

Comentários

  • Faça login para poder comentar.