publicado a: 2015-07-07

Cigarrinha da flavescência dourada (Scaphoideus titanus)

De acordo com a Portaria no 165/2013 publicada no Diário da República no 81, 1a Série, de 26/04/2013, é obrigatória a luta contra este cicadelídeo em todas vinhas das seguintes freguesias da Região do Douro:

Abaças, Andrães, Arroios, Constantim, Folhadela, Mateus, Parada de Cunhos e Vale de Nogueiras do concelho de Vila Real; Alvações do Corgo, Cumieira, Fornelos, Lobrigos (São João Baptista), Lobrigos (São Miguel) e Sever do concelho de Santa Marta de Penaguião; Paços e Souto Maior do concelho de Sabrosa; Canelas, Godim, Loureiro, Moura Morta, Peso da Régua, Poiares e Sedielos, do concelho de Peso da Régua; Candedo, do concelho de Murça; Santa Cristina, São Nicolau, Vila Jusã e Oliveira do concelho de Mesão Frio; Sanfins do Douro, do concelho de Alijó.

Assim, nas vinhas das freguesias acima referidas, os Sr. Viticultores devem efetuar um tratamento insecticida contra este cicadelídeo, no período de 6 a 12 de julho.

Pesquise pelos fitofarmacêuticos indicados. Entre em app.agrozapp.pt, faça o login ou registe-se e digite "cigarrinha da flavescência dourada" no campo de pesquisa do separador Fitofarmacêuticos.


Deverá ser guardado um registo da data da realização do tratamento, do produto utilizado e da dose aplicada, para efeitos de futuro controlo.


Fonte: SNAA (Estação de avisos do Douro)

Comentários