publicado a: 2015-07-01

Doenças dos Pomares de Pomóideas

Pedrado

O período de libertação dos ascósporos já terminou. Isto quer dizer que, a partir de agora, a probabilidade de ocorrerem infeções primárias é muito reduzida. No entanto, nos pomares onde foram aparecendo manchas provenientes de contaminações primárias, estas são uma fonte de infeções secundárias, que irão continuar até à colheita e sempre que as manhãs decorrerem húmidas.

Nas macieiras da variedade Gala tem sido constatado um aumento das infeções secundárias em frutos.

Se for o seu caso, deve continuar a intervir com produtos de ação preventiva e erradicante Entre em app.agrozapp.pt, faça o login ou registe-se e digite "pedrado" no campo de pesquisa do separador Fitofarmacêuticos. Pode ainda ajustar a pesquisa utilizando os filtros de pesquisa (à direita), selecionando se se trata de produção biológica, a cultura, o intervalo de segurança e/ou o fabricante.

Deverá também mondar, sempre que possível, os frutos atacados.


Estenfiliose

Continuamos a observar em alguns pontos de observação, frutos com sintomas. Caso tenha histórico desta doença renove o tratamento com um preventivo como por exemplo o tirame.

Entre em app.agrozapp.pt, faça o login ou registe-se e digite "Estenfiliose" no campo de pesquisa do separador Fitofarmacêuticos. Pode ainda ajustar a pesquisa utilizando os filtros de pesquisa (à direita), selecionando se se trata de produção biológica, a cultura, o intervalo de segurança e/ou o fabricante.

Comentários