Óbidos

céu limpo

16º/
Sex 23 Fev
0mm 47%

céu limpo

16º/
Sab 24 Fev
0mm 47%

parcialmente nublado

17º/
Dom 25 Fev
0mm 67%

aguaceiros frequentes

14º/
Seg 26 Fev
8mm 88%

aguaceiros frequentes

17º/ 11º
Ter 27 Fev
6mm 90%
ver mais

Pragas da Videira

Nesta fase final do ciclo da videira, é importante estar atento a pragas que possam afetar a qualidade da produção e cuja importância varia muito de ano para ano e de vinha para vinha.

Traça dos cachos

Teve já início o terceiro voo que dará origem às lagartas da terceira geração da praga. Sendo esta geração a principal causa de muitas podridões que se verificam à vindima, aconselha-se a efetuar a estimativa do risco nas várias parcelas de vinha

Cigarrinha da flavescência dourada

A flavescência dourada é uma grave doença da videira, provocada por um organismo (fitoplasma) que causa enormes prejuízos económicos, destruindo a produção e até matar precocemente as videiras e para a qual não existe tratamento.

Podridão cinzenta da videira

​Nas vinhas que já atingiram a fase de pintor, a susceptibilidade dos cachos aos ataques de míldio diminui. No entanto, não nos podemos esquecer que os ataques de podridão cinzenta vão ser possíveis até à vindima.

Recomendamos

A Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais tem o prazer de comunicar a concretização da 31ª edição da Lusoflora, que terá lugar a 23 e 24 de fevereiro de 2018, no CNEMA, em Santarém.