publicado a: 2015-10-21

Identificadas três novas espécies de mosca da fruta

Uma equipa de investigadores descobriu três novas espécies de mosca da fruta pertencentes ao género Acanthiophilus. Estes insetos habitam em África, Europa e Ásia e, embora alguns sejam um bom mecanismo de controlo contra o crescimento excessivo de infestantes, outros constituem uma praga séria que danifica as culturas e provoca graves prejuízos económicos.



Um novo estudo, publicado em Annals of the Entomological Society of America identifica três novas espécies de mosca da fruta, pertencentes ao género Acanthiophilus: A. minor, A. summissus e A. unicus. Os investigadores centram-se neste grupo para descobrir mais dados sobre a sua filogenia, ou seja, o seu parentesco com os diferentes seres vivos.

As moscas deste género, que habitam em África, Europa e Ásia, às vezes representam uma séria praga que danifica culturas e provoca graves prejuízos económicos. No entanto, outras espécies de Acanthiophilus são um bom mecanismo de controlo contra o crescimento excessivo de ervas daninhas.


O estudo dos Acanthiophilus

“Quando começámos a nossa investigação, a hipótese era que os Acanthiophilus e os Tephirtomyia formavam um grupo monofilético. Algumas das espécies que foram atribuídas, num primeiro momento a Acanthiophilusen, na realidade pertenciam a outros géneros e, descobrimos três espécies ainda não descritas neste tipo de mosca de fruta”, explica Elizabeth Morgulis, investigadora do departamento de Zoologia da Universidade e Tel Aviv (Israel) e coautora do trabalho.

Segundo Morgulis, os próximos passos no estudo incluem uma análise cladística em grande escala e outra filogenética molecular, incluindo ao género e outros parâmetros relacionados.

O objetivo é poder-se aumentar o conhecimento deste grupo e pode-se entender como um todo. Segundo os investigadores também será importante encontrar e verificar o estado das plantas hospedeiras e identificar outra espécies deste género, porque a equipa acredita que ainda existem moscas por descobrir.


Fonte: Phytoma

Comentários