publicado a: 2017-05-03

Como construir uma cama quente

De volta aos dias, muito anteriores à energia solar se tornar uma palavra da moda, os agricultores encontraram uma fonte de energia alternativa no estrume de cavalo (ou outros animais) que proliferou naturalmente nas suas propriedades. À medida que o estrume fresco se desintegra, emite calor - ideal para estimular a germinação e dar às mudas um impulso significativo.

A melhor forma para aproveitar esse calor é com uma caixa de madeira simples, sem fundo, com uma parte superior inclinada de vidro, orientada para o sul para maximizar os raios solares. Qualquer pessoa com habilidades básicas de carpintaria e acesso a uma loja de bricolage pode replicar esta versão.

Materiais

  • 5 tábuas de deck (pinho tratado) com 240cm de comprimento, por 22mm de largura e 14,5cm de altura.
  • 1 caixilho com vidro com 240cm por 120cm
  • Pregos para madeira
  • 2 dobradiças
  • 1 puxador

Corte das tábuas

Utilize uma serra para cortar duas das tábuas ao meio, ficando com 4 de 120cm de comprimento.

Depois corte uma dessas tábuas na diagonal, ficando com 2 triângulos iguais.

Corte outra das tábuas mais pequenas de modo a ficar com em 2 pequenos postes de 15X5cm e outros dois 30X5cm.

Construa a parede de trás

Alinhe as duas tábuas longas, contra os dois postes mais altos (nas pontas), e aperte com 2 parafusos em cada canto de cada tábua.

Cama quente

Construa a parede da frente

Alinhe a tábua longa restante com os dois postes mais baixos, da mesma forma como fez anteriormente. Aperte com 2 parafusos em cada canto da tábua.

Cama quente

Montagem

Alinhe as duas tábuas laterais retangulares para unir as paredes dianteira e traseira, formando o retângulo. Fixe as pranchas laterais a cada poste com 2 pregos em cada canto de cada tábua. Conclua alinhando as duas tábuas triangulares em cima de cada parede lateral, de modo que as paredes laterais fiquem com a inclinação voltada para a frente. Na extremidade traseira, anexe as tábuas a cada poste, com 2 parafusos em cada canto de cada tábua. Na parte superior de cada parede lateral, perto da frente, passe um parafuso através da tábua triangular na prancha abaixo, como mostrado.

Cama quente

Apare o excesso

Usando uma serra, apare os postes para coincidir com o ângulo das paredes laterais. Depois prepare a parede traseira para aceitar uma tampa angulada: apare a parede traseira num ângulo inclinado para a frente), usando o ângulo das paredes laterais como um guia.

Coloque a tampa

Centre o puxador num dos lados mais longos da janela, como mostrado, e prenda usando os parafusos fornecidos. Junte a borda oposta da faixa à parede traseira, usando as dobradiças e parafusos fornecidos, como mostrado.

Cama quente

Como utilizar a cama quente

Escave um fosso com cerca de 60cm de profundidade e um pouco maior do que a cama quente. Encha-o com uma camada de 10cm de profundidade de cascalho grosso para a drenagem e coloque manta geotextil por cima. Cubra depois com uma camada de 30cm de estrume de cavalo fresco, em seguida, uma camada de 15cm de solo ou substrato. Centre a cama quente sobre o fosso.

Abra um pouco a tampa à medida que o estrume aquece para permitir que o amoníaco se dissipe, monitorizando a temperatura com um termómetro do solo. Quando a temperatura cair para a faixa de 29-35°C, semeie ou plante as mudas na cama quente e feche a tampa para reter o calor. Continue a monitorizar a temperatura, com o objetivo estar nos 26-32°C durante o dia. Abra a tampa para arrefecer. Se houver ameaça de geada, cubra a cama fechada com um cobertor à noite. Naturalmente, deve regar e cuidar das plantas como faria habitualmente.

Depois de transplantadas as plantas para outro local, remova o estrume gasto e espalhe-o em outro lugar. Na próxima primavera, recarregue a cama quente com um estrume fresco.

Modern Farmer

Comentários

  • Faça login para poder comentar.