publicado a: 2018-01-03

Deteção de Candidatus Liberibacter solanacearum em cenoura em Portugal

Foi confirmada oficialmente a presença, pela primeira vez em Portugal, de Candidatus Liberibacter solanacearum (CLsol), haplotipo E, na cultura de cenoura na região do Oeste - Lisboa e Vale do Tejo.

Trata-se de uma bactéria que apresenta cinco haplotipos, estando assinalados os haplotipos C, D e E em diversos países da União Europeia associados a Apiáceas, nomeadamente cenoura e aipo, transmitidos pelos psilídeos Bactericera trigonica e Trioza apicalis. As infeções em cenoura têm como principal origem a semente contaminada.

Por outro lado, os haplotipos A e B, que nunca foram assinalados no território da União Europeia, têm como hospedeiros as solanáceas e estão associados a elevadas quebras de produção e depreciação da qualidade da batata. Estes haplotipos são eficientemente transmitidos pelo vetor Bactericera cockerelli, um insecto considerado de quarentena para a União Europeia, onde nunca foi assinalado.

É, no entanto, de recordar que em Espanha o haplotipo E foi identificado na cultura da batateira, embora com um nível de infeção baixo, não havendo evidencia da presença de vetores eficientes responsáveis pela sua transmissão para além da associada à propagação vegetativa. Situação idêntica se passou na Finlândia, onde o haplotipo C também foi assinalado na cultura da batateira.

Estas ocorrências demonstram que os haplotipos associados a cenoura e aipo (C, D e E) também podem afetar a cultura da batata e consequentemente a sua produção. A introdução em Portugal de CLsol no sistema de produção de batata (e outras solanáceas) poderá, assim, ocorrer a partir de culturas de produção de cenoura infetadas por semente contaminada ou através de psilídeos eficazes na transmissão.

Importa, assim, implementar medidas de mitigação da incidência de CLsol na cultura de cenoura e prevenir a sua introdução no sistema de produção de batata, principalmente nas regiões onde as duas culturas se sobrepõem.

Os produtores de cenoura e produtores de batata consumo, armazenistas e centrais de embalamento devem estar alerta para a presença de sintomas e em caso de suspeita devem contatar de imediato a Direção Regional de Agricultura e Pescas da região, a fim de ser feita a confirmação por análise laboratorial e tomadas as medidas necessárias para evitar a sua dispersão.

Sintomas em Cenoura

Sintomas em Batata