publicado a: 2018-01-09

Governo apresenta medidas de Apoio à Criação de Parques de Armazenamento de Madeira

O Governo apresentou ontem as medidas de Apoio à Criação de Parques de Armazenamento de Madeira, medidas essas que resultam de um processo negocial em que o Executivo envolveu os municípios, a produção, a indústria e os prestadores de serviços florestais.

As medidas de apoio anunciadas têm como objetivo prioritário o abate e armazenamento da madeira cujas dimensões permitem utilizações mais nobres, uma vez que a sua manutenção no terreno origina a deterioração das suas caraterísticas físicas e mecânicas. Ou seja, trata-se de garantir essencialmente a retirada da madeira de pinho com elevado valor o mais rapidamente possível dos terrenos ardidos durante os incêndios de 2017, madeira essa que terá como destino, essencialmente, a serração.

Outra preocupação do Governo prende-se com o funcionamento do mercado, importando atenuar o impacto do efeito dos incêndios junto dos produtores florestais, garantindo um preço mínimo de aquisição e promovendo o aumento da capacidade instalada de parqueamento de madeira, contribuindo dessa forma para sustentabilidade do abastecimento das indústrias consumidoras.

Estas medidas de apoio cumprem igualmente os planos de controlo do nemátodo da madeira do pinheiro, já que existe a necessidade de contribuir para promover o abate das coníferas hospedeiras, com sintomas de declínio, onde se incluem as árvores ardidas.

PARQUES DE MADEIRA DE SERRAÇÃO

PARQUES DE MADEIRA DE TRITURAÇÃO

*Todos os parques devem adotar as adequadas medidas fitossanitárias


Gabinete do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Comentários