publicado a: 2017-01-18

Alguns dos excêntricos recordes do Guiness relacionados com agricultura

Desde 1955, quando o primeiro livro do Guinness World Records saiu, que tem sido fonte para factos de todos os tipos, do mundano ao aparentemente milagroso. Entre os muitos recordes do Guiness, existem também os relacionados com a agricultura.


A batata mais pesada

A batata mais pesada do mundo estreou-se em setembro de 2011, pesando uns impressionante 4,98 Kg.


A viagem mais longa de trator

O recorde para a viagem a mais longa de trator vai para um homem alemão chamado Hubert Berger, que viajou através da Europa, entre maio e outubro de 2016, cobrindo 25.378,4 Km. O que torna este feito ainda mais impressionante é que Berger fez tudo isso num vintage Eicher Tiger 2 de 1970, que tem uma velocidade máxima de 30 km/h.


A maior produtora de leite

Smurf, uma vaca da quinta La Ferme Gillette Inc. em Ontário, no Canadá é a detentora do recorde do Guinness para a maior produtora de leite registada. Nascida em setembro de 1996, Smurf tinha 15 anos (e era a vaca mais velha na quinta) quando foi coroada rainha dos leiteiras com uma produção de 216.891 Kg de leite.


A Maior quantidade de pepinos colhidos de uma única planta

Um pepineiro do projeto Epcot Science no Walt Disney World Resort, na Flórida, EUA, detém o recorde de produção de mais pepinos num ano. A colheita começou no dia 24 de março e terminou a 5 de julho de 2006, tendo sido colhidos 2.563 pepinos, com um total 943 Kg, de uma única planta.


Mais máquinas debulhadoras a trabalhar em simultâneo

O recorde para mais máquinas debulhadoras a operar em simultaneamente é de 139 e foi estabelecido em julho de 2016. A tentativa de recorde foi organizada pelo Manitoba Agricultural Museum e pelo Canadian Foodgrains Bank (ambos no Canadá) para aumentar a consciencialização e angariar dinheiro para ajudar a acabar com a fome no mundo e preservar o património agrícola do Canadá.


O porco mais velho de sempre

O recorde de porco mais velho de sempre pertence ao Ernestine, que nasceu 17 de julho de 1991 e era o animal de estimação de uma família de Alberta, no Canadá. O porco vietnamita tinha 23 anos e 76 dias quando morreu, a 1 outubro de 2014.


O ovo mais pesado

Alguns recordes vêm e vão, enquanto outros têm poder de permanência. Esse é o caso do ovo de galinha mais pesado, um recorde que não foi quebrado em mais de 60 anos. Trata-se de um ovo avantajado que foi posto em fevereiro 1956, nos EUA. Pesava 464g e continha gema dupla e casca dupla.


A mais antiga semente germinada

Uma semente de palmeira com 2.000 anos de idade, descoberta no início dos anos 60 durante uma escavação arqueológica em Masada, uma antiga fortificação em Israel, detém o record do Guiness como a semente mais antiga a germinar. A semente foi plantada em Israel, em 2005. Oito semanas mais tarde, emergiu. A planta surpreendente, que é de uma espécie extinta famosa pelos usos medicinais, ganhou o nome de Matusalém, tal como o homem mais velho da Bíblia. A planta ainda está viva e bem.

De notar que uma equipa de cientistas russos conseguiugerminar uma semente de 32.000 anos em 2012, mas não foi verificada pelo Guinness World Records.


Fonte: Modern Farmer

Comentários