publicado a: 2016-05-04

Aminoácidos estimulam maturação das frutos e melhoria da coloração

A maturação, a fase de desenvolvimento final dos frutos, exige cuidados específicos por parte do produtor, visto que o alimento está quase pronto e quase a ir para a mesa do consumidor. Nessa etapa, ocorrem os processos que atuam diretamente na qualidade do produto como a coloração, a textura e o sabor. Entre as principais hormonas que agem nessa fase está o etileno, que pode ter a sua produção estimulada por meio de aminoácidos.

As aplicações desses compostos, por meio de soluções biotecnológicas, atuam na fisiologia da planta. Com isso, auxiliam na translocação dos hidratos de carbono e permitem que a planta tenha uma acumulação de reservas nas raízes, o que contribui para a uniformização da maturação dos frutos, da coloração, e no aumento do grau brix (teor de açúcar). Também o potássio, associado aos aminoácidos, é um nutriente importante para o preenchimento dos frutos.

O tempo de vida útil dos frutos, pós-colheita, também é alterado com a utilização dessas ferramentas. Por ser um estímulo natural que auxilia a planta na produção da própria hormona, não vai apresentar efeitos agressivos pós-colheita, proporcionando maior qualidade quando o fruto vai para a prateleira. As aplicações contribuem para um fruto com melhor equilíbrio dos seus compostos.

Com uma maturação padronizada é possível uma valorização no preço de comercialização desses produtos. É importante porque o mercado procura por frutos com essas altas exigências. Quando a planta apresenta melhor uniformidade e melhor sabor há menos perda de alimento e é possível fazer com que a fruta seja reconhecida pela qualidade.


Fonte: Alltech Crop Science / Agrosoft Brasil

Comentários