publicado a: 2015-07-28

Artista cria uma nova árvore que produz 40 tipos diferentes de frutas por ano

Imagem: www.treeof40fruit.com

Sam Van Aken, professor de arte da Universidade de Syracuse, EUA, cresceu numa quinta da família antes de correr atrás do seu sonho de ser artista.

Agora, ele resolveu unir o seu conhecimento do passado com o da sua profissão para desenvolver a sua árvore que produz 40 tipos de frutas diferentes.

Em 2008, Van Aken descobriu que um pomar situado na Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova York estava prestes a ser fechado devido à falta de financiamento. Este único pomar chegou a produzir variedades antigas e raras de prunóideas.

Foi então que ele resolveu comprar o pomar, com o intuito de cultivar e preservar essas raras variedades de frutas de uma forma diferente. Van Aken passou alguns anos a tentar descobrir como enxertar partes das árvores numa única árvore.

Trabalhando com um grupo de mais de 250 variedades de prunóideas, Van Aken desenvolveu um método em cronograma que fazia cada espécie florescer relacionando-se com outra, realizando simultaneamente enxertos na estrutura da raiz. Após a árvore experimental completar dois anos, a equipa usou uma técnica de enxerto, adicionando as variedades em ramos distintos. Esta técnica envolve a retirada de um pedaço de uma árvore de fruta, inserindo-o em uma incisão na árvore experimental.

Após cerca de cinco anos e vários ramos enxertados, a sua árvore estava completa. Foi criada assim a árvore de 40 frutas, que se parece com uma árvore normal na maior parte do ano, mas na Primavera revela um mosaico impressionante de flores rosas, brancas, vermelhas e roxas, que, no verão, se transformam em uma matriz de ameixas, pêssegos, damascos, nectarinas, cerejas, amêndoas, etc.

Não só é bonito de se ver como a árvore está a ajudar a preservar a diversidade de pronóideas do mundo.

As espécies são selecionadas para cultivo comercial baseado, primeiramente, no tempo que se mantêm, o quão grande elas podem crescer, como será a sua aparência e, por fim, pelo gosto. Isto significa que existem milhares de variedades de frutas produzidas apenas com intuito comercial, quase como uma linha de produção, que são viáveis para o comércio mas deixam a desejar para os consumidores.

Van Aken já plantou 16 árvores de “40 frutas”, até agora, já sendo até plantadas em museus, centros comunitários, e coleções de arte privadas por todo território dos EUA. Ele agora planeia cultivar um pequeno pomar dessas árvores num cenário citadino.

A pergunta que permanece é o que acontece com todos os frutos que são colhidas destas plantas.

"Eu tenho dito às pessoas que têm [a árvore] em sua casa, que ela fornece a quantidade ideal de variedade de frutas, com qualidade perfeita. Então, ao invés de ter uma árvore que te inundará de um único fruto em crescimento acelerado, vale mais a pena ter esta que produz 40 variedades diferentes, em épocas específicas e diferentes para cada tipo", disse Van Aken, em entrevista a Lauren Salkeld, do Epicurious.


Fonte: Jornal Ciência


Comentários