publicado a: 2014-08-14

As batatas esverdeadas são um exemplo de que nem sempre o que é natural é saudável...

Provavelmente esta informação faz parte do conhecimento de todos os profissionais agrícolas e também da maioria das outras pessoas, mas será que sabem porquê? 


Para se proteger de insetos e de outras pragas, a batata pode produzir solanina. Para além de ser responsável por um ligeiro sabor amargo, a solanina é uma substância que pode causar alterações gastrointestinais, neurológicas ou mesmo a morte, se ingerida em grandes quantidades. 

Mas não se assuste, a quantidade de solanina nas batatas normalmente não põe em risco a saúde humana. Mesmo assim, como mais vale prevenir do que remediar, a solanina deve ser evitada. A batata com níveis elevados de solanina fica esverdeada. Como a solanina se acumula na casca e mesmo por baixo dela, quando as batatas se apresentam verdes devem ser descascadas retirando bastante polpa ou deitadas fora se a parte verde for muito extensa.
A solanina é pouco solúvel em água e não é destruída pelos métodos tradicionais de confeção alimentos. Como a solanina é produzida em ambientes quentes e na presença de luz, as batatas devem ser guardadas em local fresco, seco e escuro (como numa despensa sem janelas, por exemplo).

Fonte: Rádio Renascença, da autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto

Comentários