publicado a: 2015-08-13

Astronautas vão alimentar-se com vegetais cultivados no espaço pela primeira vez

Os tripulantes a bordo da Estação Espacial Internacional terão um prato muito especial no jantar de hoje – alface vermelha – naquela que será a primeira vez que astronautas irão comer verduras cultivadas no espaço.

Segundo a NASA, as alfaces vermelhas do menu desta segunda foram plantadas pelo astronauta Scott Kelly a 8 de Julho e colhidas um mês depois. No entanto, a experiência é bem mais complexa do que plantar algumas sementes e comê-las após elas crescerem. Como não existe terra na Estação Espacial, os astronautas precisam de utilizar um sistema de agricultura artificial chamado Veggie.

A tecnologia usa uma espécie de almofada pré-fabricadas de sementes, colocados sob luzes vermelhas e azuis emitidas por lâmpadas LED. O sistema produz vegetais desde 2014, mas as plantas precisaram de ser trazidas de volta à Terra para serem analisadas. A NASA precisava de ter certeza de que os vegetais poderiam ser ingeridos, já que o ambiente da Estação poderia transferir resíduos contaminantes para as plantas.



Na última viagem, a NASA autorizou o consumo das verduras, pelo que os astronautas precisam apenas limpar os vegetais com um líquido especial, que retira eventuais impurezas do alimento. Ainda assim, os tripulantes da Estação Espacial têm de guardar metade do que está no prato para ser analisado na Terra.

Além de servir como fonte de nutrientes para longas viagens, as plantações espaciais também podem trazer benefícios para a saúde mental dos astronautas. Segundo o Planeta Sustentável, a NASA afirma estar a monitorizar os efeitos deste novo tipo de alimentação no organismo dos tripulantes da Estação Espacial, como preparação para a futura missão até Marte da agência espacial norte-americana.


Fonte: Green Savers

Comentários