publicado a: 2016-10-19

Benefícios da rotação de culturas

A rotação de culturas é uma importante medida na gestão integrada de doenças, sobretudo no sistema de sementeira direta. Esta técnica consiste em alternar diferentes espécies vegetais numa mesma área agrícola por, pelo menos, um ano. Além de auxiliar a preservar o solo, favorecendo o incremento da produtividade das culturas, quanto ao controle de doenças, a rotação evita a proximidade do inóculo de agentes patogénicos, agentes causais de doenças, presentes nos restos culturais do solo, e as espécies vegetais hospedeiras, reduzindo, deste modo, as hipóteses de inoculação das plantas pelos agentes patogénicos que sobrevivem nestes resíduos. Ao mesmo tempo, com menor possibilidade de atingir as plantas hospedeiras, os agentes patogénicos vão gradualmente perdendo a viabilidade durante a decomposição destes restos culturais.

O agricultor, muitas vezes, encontra dificuldade em implantar a rotação, optando por uma determinada cultura em função da previsão de melhores oportunidades de comercialização do produto final naquele ano agrícola.

A eficácia da rotação de culturas, usada integradamente com as outras medidas de controle, tem sido claramente demonstrada para a redução da severidade de doenças em outras culturas, como, por exemplo, os cereais de inverno.


Fonte: Grupo Cultivar

Comentários