publicado a: 2017-01-18

Conheça os benefícios da homeopatia em animais

A homeopatia, já bastante usada na medicina humana, está a ganhar cada vez mais espaço no mundo rural, principalmente em produções biológicas. Os produtos homeopáticos são feitos à base de substâncias naturais, que diminuem a incidência de efeitos secundários nos animais.

No interior de São Paulo, no Brasil, o produtor rural Claudinei Saldanha Junior tem investido na modalidade e garante que a relação custo-benefício compensa. "Depois de três anos a trabalhar com homeopatia, consegui um incremento na produção e até na reprodução. Gastava mais com químicos para o controle de parasitas e era mais complexo do que hoje, com os produtos homeopáticos”, disse.

Na visão do veterinário Everson Santussi, a homeopatia pode ser aplicada em toda e qualquer doença, desde a crónica até a aguda. “A vantagem é que não deixa resíduo no animal, não contamina a carne, nem o leite. Além disso, contribui para uma produção biológica sustentável", refere.

Para comprovar a eficácia da homeopatia, investigadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realizaram um estudo sobre estes produtos naturais. O objetivo foi ver como o método evita e trata a diarreia nos bezerros sem a utilização de antibióticos, por exemplo.

A substância natural foi misturada ao leite e enviada para o teste em 37 bezerros. Segundo a investigadora Teresa Cristina Alves, uma parte recebeu apenas leite comum e outra recebeu leite misturado com um tipo de minério e, um terceiro grupo, foi alimentado com o produto homeopático. Este último foi o que apresentou resultados mais satisfatórios.

“Tivemos teve cerca de 25% dos animais desse grupo de homeopatia sem diarreia. Nos outros grupos, todos os animais tiveram algum caso de diarreia e estes resultados foram bastante surpreendentes, porque isso gerou uma economia muito grande quando se pensa no custo do produtor para o tratamento do animal", disse a investigadora.

Segundo Santussi, o primeiro passo é diagnosticar quais são os problemas da exploração e o que pode ser prevenido. "A homeopatia animal é fácil de ser administrada, pois ela é administrada a partir da dieta do animal. A partir do momento que o produtor entra na homeopatia, não tem dificuldades, pois a doença começa inicialmente a ser tratada e os animais não precisam de um prazo longo como muitos acham. O resultado é imediato”, disse o veterinário.


Fonte: Canal Rural

Comentários