publicado a: 2014-07-09

Criada uma planta que dá tanto tomates com batatas

Bamates, totatas ou sim­ples­mente tomates e batatas pro­duzi­dos por uma única planta

Bamates, totatas ou sim­ples­mente tomates e batatas pro­duzi­dos por uma única planta, parece uma ideia bizarra mas foi isso mesmo que uma empresa britânica desenvolveu.

Sedi­ada em Ipswich, no leste da Inglaterra, a empresa respon­sável pelo pro­duto, Thomp­son and Mor­gan, afir­mou que as plan­tas híbri­das não foram geneti­ca­mente modificadas.

Plan­tas sim­i­lares já foram cri­adas no Reino Unido, mas a empresa disse que é a primeira vez que foram pro­duzi­das em escala com­er­cial. Guy Barter, da Sociedade Real de Hor­ti­cul­tura, afir­mou que a enti­dade está a acom­pan­har a descoberta com “interesse”.

Sabor

Barter disse que já foram cri­adas muitas destas plan­tas – par­tir de uma téc­nica con­hecida como enx­er­tia, mas que o sabor dos seus fru­tos sem­pre foi um problema.

“No pas­sado, nunca con­fi­amos nes­tas plan­tas, não eram boas, mas a enx­er­tia tem se mostrado uma boa téc­nica nos últi­mos anos”, disse ele

Paul Han­sord, dire­tor da Thomp­son and Mor­gan, disse que os tomates da planta híbrida são mais saborosos do que muitos dos com­pra­dos nos super­me­r­ca­dos e afir­mou que a planta exigiu uma década de trabalho.

“Foi muito difí­cil desen­volver esta planta porque o caule do tomate e o caule da batata são muito grossos para que a enx­er­tia fun­cione”, explicou.

“É uma oper­ação que exige bas­tante qual­i­fi­cação. Já vimos pro­du­tos sim­i­lares no mer­cado. No entanto, ao obser­var­mos mais detal­hada­mente, percebe­mos que muitos dos nos­sos con­cor­rentes são, na ver­dade, uma batata plan­tada num vaso com um tomate plan­tado no mesmo vaso. Já a nossa planta é única e não pro­duz fol­hagem de batata.“

A empresa diz que as plan­tas duram uma estação e, quando os tomates estão maduros para serem col­hi­dos, as batatas tam­bém podem ser desenterradas.

A Thomp­son and Mor­gan acres­cen­tou que ambas as extrem­i­dades das plan­tas foram tes­tadas para o com­posto alfa-solanina, um veneno que pode ser pro­duzido depen­dendo das condições de cresci­mento e armazena­mento do veg­e­tal, e foram con­sid­er­adas seguras pelas autori­dades alimentares.

Fonte: Info-Trails

Comentários