publicado a: 2016-09-19

Estivemos na Agroglobal e falámos com...a Lusosem

No decorrer da recente edição da Agroglobal, o Agrozapp teve a oportunidade de conversar com os responsáveis de várias empresas.

Uma destas empresas foi a Lusosem e conversámos com Filipa Setas, responsável de Marketing e Comunicação.


Descreva resumidamente a empresa

A Lusosem – produtos para agricultura é uma empresa com cerca de 15 anos e 100% de capital nacional. Foi criada em 2000 iniciando a sua atividade com a comercialização de sementes certificadas de arroz - ALMO, trigos – NICKERSON e milhos híbridos LG da empresa francesa LIMAGRAIN.

Desde o início da atividade que a Lusosem faz, não só o desenvolvimento destas variedades, como o marketing, a promoção no terreno, comercialização e depois o acompanhamento técnico ao agricultor.

Em 2003 a Dow Agrosciences, uma multinacional na área dos agroquímicos, convida a Lusosem para representar os seus produtos em Portugal, alguns dos quais com 30 ou 40 anos no mercado, mas que estavam dispersos por várias empresas. A Lusosem teve a seu cargo agregar esses produtos numa gama Lusosem/Dow e desenvolver esta gama e os diversos produtos novos que ao longo dos anos vieram para o nosso mercado.

Mais recentemente, o grupo Francês De Sangosse desafiou-nos para trabalhar numa área ainda recente e inovadora que é a qualidade da pulverização, com uma gama de adjuvantes – Agridyne. Esta gama apresenta uma série de produtos com diferentes valências desde o efeito anti-deriva ao efeito aderente, que promovem a redução de perdas de produto aplicado com consequente maximização da eficácia de aplicação e substancial redução do impacto ambiental. Posteriormente o mesmo grupo entrega-nos uma Gama de nutrição vegetal a INO Nutrition, comprodutos especializados, com foco na optimização do potencial qualitativo e quantitativo das culturas num conceito de fertilização de baixo impacto ambiental.

Por esta altura também, a Barenbrug – empresa holandesa na área das forragens convidou-nos a desenvolver e comercializar o seu portfolio em Portugal o que constituiu um excelente complemento ao já bastante rico Catálogo de Sementes Certificadas da Lusosem.

A Lusosem coloca à disposição dos agricultores uma gama de produtos e Serviços em permanente evolução e adaptados às necessidades do mercado nacional, na área das Sementes Certificadas, produtos para a protecção das Plantas e Nutrição Vegetal, em representação assegurada de multinacionais de elevado potencial e know-how que não estão presentes diretamente em Portugal.

Apoiamos uma rede de distribuidores motivados e com uma ampla cobertura de mercado. Estabelecemos, nas suas zonas, estratégias integradas entre a Lusosem e o distribuidor de forma a poder apoiar da melhor forma o agricultor nas suas decisões.

Com foco e permanente preocupação nas necessidades do mercado nacional a Lusosem desenvolve e comercializa soluções inovadoras e rentáveis para um amplo leque de culturas (milho, girassol, arroz, trigo, vinha, olival, fruteiras, hortícolas…) aproveitando as sinergias existentes entre as suas diversas atividades.

Chave de sucesso da empresa é uma equipa dinâmica e motivada num objetivo comum. Desde o início que a Lusosem fez um forte investimento numa equipa de desenvolvimento especializada, na capacidade de uma presença técnica – comercial qualificada no terreno e numa organização de hierarquia plana com uma partilha de informação sistemática.

Acima de tudo, o nosso modo de actuação é ter um profundo conhecimento da realidade agrícola nacional e de todo o seu enquadramento e um forte foco na presença no terreno e partilha de conhecimento a quem o melhor pode utilizar.

Alinhada com esta intenção, é de salientar a constante presença da Lusosem em colóquios de âmbito nacional e regional, organização e apoio a acções em conjunto com a distribuição, quer ao nível de formação, quer ao nível de jornadas de campo e ainda a publicações como livros e cadernos técnicos. A presença na Agroglobal desde o seu início vem em linha com esta forma de estar.


Porque é que escolheram vir à Agroglobal?

Desde que os Engenheiros Pedro Torres e Manuel Paim nos contactaram para o projecto, na altura “Feira do Milho”, que a Lusosem acreditou no evento e mobilizou a sua equipa para uma participação activa. A organização da Agroglobal veio desafiar-nos e nós estamos cá desde o primeiro ano, desde 2009. Desde a 1ª edição que a feira se apresentou como um evento inovador no setor, com a possibilidade dos visitantes apreciarem maquinaria, produtos, tecnologia numa perspectiva dinâmica e interactiva.

A Lusosem é jovem, tem 15 anos, portanto para nós é uma presença, não só institucional, como também de apresentação de soluções novas ao mercado, mas acima de tudo é um momento em que partilhamos com os nossos fornecedores, distribuidores e agricultores, a experiência que é estar aqui, falar fora do nosso âmbito normal, partilhar conhecimentos e momentos bons numa experiência única e enriquecedora.

A Agroglobal consolidou-se como referência ao nível dos eventos profissionais do setor agrícola nacional e constitui uma prova da vitalidade do setor (apesar da conjuntura difícil).

A feira tem crescido e reforçado o seu sucesso com maior número de expositores, maior número de visitantes e maior interactividade e penso que a Lusosem tem marcado presença de forma cada vez mais forte e com maior dinâmica das atividades que leva à feira.


O que esperam obter com a Agroglobal?

A Lusosem tem como objetivos uma forte presença institucional, i.é, apresentar a empresa, as suas atividades e a maneira como trabalha. Também pretende convidar o maior número de Distribuidores e agricultores e recebê-los bem apresentando-lhes as novas soluções e tecnologias que podem promover a valorização da produção nacional.

Por outro lado, ao nível de produtos, promovemos as soluções que temos, nomeadamente as mais inovadoras. Exemplo de algumas soluções apresentadas nesta edição da Agroglobal são o N-Lock um estabilizador de azoto que actua inibindo temporariamente o processo de nitrificação, permitindo que a cultura possa ter uma melhor utilização do azoto aplicado e menores perdas para o ambiente. Em pleno lançamento, o Metarex Inov um isco excepcional no controlo de caracóis e lesmas homologado para mais de 60 culturas.

Ao nível da nutrição vegetal - o Ino Activ um activador radicular de última geração.

Nas Sementes Certificadas destacamos as novas variedades de Milho o LG 30.600 e o LG 30.500 variedades de dupla aptidão e o Girassol 54.52 HO CL- Alto Oleico da Gama LG – Limagrain, variedades presentes nos campos demonstrativos da Agroglobal. Relativamente às forragens foi possível observar a prestação do Protaplus – mistura forrageira de azevém e trevos e apresentar uma nova mistura a Provica Plus ambas de origem Barenbrug. No stand, foi também possível apresentar o + Lupinus, um projecto de cooperação para a Inovação com o objetivo de, a nível nacional, obter variedades adaptadas, resistentes e de valor acrescentado de tremoço (Lupinus albus).

A Lusosem pretendia e conseguiu reforçar a sua participação na feira não só no número de visitantes no stand e campos demonstrativos, como na interacção e forma dinâmica com que a empresa se apresentou e às suas atividades. O Stand esteve sempre muito animado, como se pode constatar.

Comentários