publicado a: 2015-12-17

O que é agricultura de precisão?

Um conjunto de ferramentas e tecnologias que possibilita ao produtor conhecer toda a área para cultivo de maneira mais completa e que pode ajudar a aumentar o rendimento. Essa é a denominada Agricultura de Precisão.

A Agricultura de Precisão compõe um sistema de gestão agrícola baseado na variabilidade espacial e temporal da unidade produtiva e permite uma exploração mais racional dos sistemas produtivos, levando à otimização do uso dos insumos, ao aumento da rentabilidade e da sustentabilidade e à minimização dos impactos ambientais.

Esse sistema permite a utilização de estratégias para resolver os problemas de pouca uniformidade nas culturas. São práticas que podem ser desenvolvidas em diferentes níveis de complexidade e com finalidades distintas. Consequentemente, com esta tecnologia, torna-se possível a disponibilização de grande quantidade de dados específicos da cultura, que podem subsidiar a tomada de decisões e reduzir a incerteza do negócio. Este é um diferencial importante para garantir competitividade e sustentabilidade.

A Agricultura de Precisão é um sistema de gestão que considera as culturas em todos os seus aspetos: produtividade, solo (características físicas, químicas, compactação, etc), infestação de ervas daninhas, doenças e pragas. Assim, quanto maior a quantidade de dados recolhidos, mais acertado será o diagnóstico sobre a variabilidade presente nas culturas analisadas. Dessa forma, a Agricultura de Precisão permite ao pequeno, médio e grande produtor a gestão de sua propriedade, na utilização dos insumos, na hora certa, no local adequado e na quantidade correta, promovendo o aumento da produtividade e sustentabilidade.


Fonte: Revista Globo Rural

Comentários