publicado a: 2017-02-22

Que alimentos são mais vulneráveis à falta de água

Um estudo desenvolvido pelo instituto norte-americano World Resources Initiative (WRI) explica que um quarto da agricultura mundial está em áreas que sofrem de um intenso stress hídrico, ou seja, em que a procura de água supera, largamente, a oferta.

Tendo como base este estudo, a WRI desenvolveu uma lista de alimentos que se estão a tornar cada vez mais vulneráveis devido à falta de água. Em causa está a segurança alimentar de sete mil milhões de pessoas, hoje, e nove mil milhões de pessoas em 2050.

Veja que alimentos lideram esta escala de insustentabilidade.

Trigo - Quase metade (43%) da produção mundial de trigo ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI (World Resources Initiative), o cultivo de trigo consome, em média, 1.827.000 litros de água por tonelada produzida.

Milho - Tal como no trigo, também cerca de 35% da produção mundial de milho ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI, o cultivo de milho consome, em média, 1.222.000 litros de água por tonelada produzida.

Laranja - Cerca de 33% da produção mundial de laranjas ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI, o cultivo de laranja consome, em média, 560.000 litros de água por tonelada produzida.

Cana-de-Açúcar - 31% da produção mundial de cana-de-açúcar ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI, o cultivo de cana-de-açúcar consome, em média, 210.000 litros de água por tonelada produzida.

Arroz - 29% da produção mundial de ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI, o cultivo de arroz consome, em média, 1.673.000 litros de água por tonelada produzida.

Colza - 26% da produção mundial de colza ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI, o cultivo de colza consome, em média, 2.271.000 litros de água por tonelada produzida.

Soja - 19% da produção mundial de soja ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI, o cultivo de soja consome, em média, 2.145.000 litros de água por tonelada produzida.

Aveia - 13% da produção mundial de aveia ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI, o cultivo de aveia consome, em média, 1.788.000 litros de água por tonelada produzida.

Café - 10% da produção mundial de café ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI, o cultivo de café consome, em média, 15.897.000 litros de água por tonelada produzida.

Cacau - 5% da produção mundial de cacau ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI, o cultivo de cacau consome, em média, 19.928.000 litros de água por tonelada produzida.

Óleo de palma - 5% da produção mundial de óleo de palma ocorre em áreas de alto stress hídrico. Segundo o WRI, o cultivo de palma consome, em média, 1.098.000 litros de água por tonelada produzida.


Fonte: Green Savers

Comentários