publicado a: 2017-05-10

Roundup sem glifosato à venda na Áustria?

Photo: Dr Helmut Burtscher / GMWatch

De acordo com uma notícia do jornal The Ecologist, um novo tipo de Roundup estará à venda em centros de jardinagem austríacos. Tratar-se-á da mesma embalagem antiga com a mesma marca familiar e é comercializada pela Scotts, sob licença da Monsanto.

A única diferença em comparação com antigo Roundup é que o novo terá um rótulo proeminente na frente a dizer que é formulado "sem glifosato".

No verso, no rótulo dos ingredientes, a «substância ativa» é nada mais que vinagre.

Segundo a publicação, os produtores biológicos e outros têm usado ao longo dos tempos vinagre como herbicida, que funciona por sucção da humidade para fora das folhas das ervas. É mais eficaz quando usado em tempo seco, quando as plantas já estão em stress hídrico, e o vinagre não vai ser lavado ou diluído pela chuva.

Adjuvantes tóxicos no novo Roundup? Ou apenas sabão?

Na mesma notícia é referido ainda que não se sabe se a formulação do Roundup à base de vinagre ainda contém adjuvantes tóxicos.

Os "adjuvantes" são aditivos presentes na formulação dos herbicidas de glifosato e são concebidos para aumentar a toxicidade para as plantas, por exemplo, fixando-o nas folhas e reduzindo a lavagem na chuva. Mas eles também podem aumentar a toxicidade para os animais, como no caso de taloamina frequentemente usada na glifosato.

Tentámos contactar a empresa Scotts para verificar a veracidade desta notícia, mas não conseguimos obter uma resposta concreta.

Comentários