publicado a: 2015-12-17

60 mil euros para projetos no setor frutícola

A academia de formação do Centro de Frutologia Compal tem candidaturas abertas até 18 de fevereiro.

O Centro de Frutologia Compal tem 60 mil euros para apoiar projetos de empreendedorismo no setor frutícola. As três melhores propostas recebem, respetivamente, uma bolsa no valor de 20 mil euros para implementar a ideia de negócio no terreno.

A quarta edição da iniciativa vai contar com 12 empreendedores, que vão realizar uma formação dentro e fora da sala de aula. Cada participante terá acesso a uma bolsa de 750 euros.

O processo de formação decorre entre abril e julho e inclui três sessões de formação no terreno, oito módulos teóricos lecionados por peritos da área e visitas a explorações agrícolas modelo, nas regiões do Alentejo, oeste e norte do país.

A iniciativa está aberta a quem tenha iniciado a «instalação, reconversão ou o aumento» da exploração agrícola após setembro de 2015 e pretenda criar ou expandir um negócio no setor frutícola.

Na lista de frutas elegíveis constam as seguintes: alperce, ameixa, ameixa rainha cláudia, cereja, clementina, diospiro, figo, laranja, limão, maçã, melancia, melão, meloa, marmelo, pêssego e/ou pera rocha.

É ainda requisito ter o 9º ano completo e ser titular da exploração agrícola onde vai instalar o projeto ou usufruir de uma licença de utilização para um período de, pelo menos, seis anos.

A exploração agrícola, seja a instalação ou a sua reconversão, deve implicar a realização de uma nova instalação de, pelo menos, quatro hectares que não pode ultrapassar a dimensão de 40 hectares.

O prazo de candidatura estende-se até 18 de fevereiro. Para concorrer, os participantes devem preencher um formulário de candidatura, enviar o conjunto de documentos exigidos pelo regulamento e selecionar, por ordem de preferência, a região onde pretendem ter a formação no terreno:

  1. Algarve - laranja, clementina e limão
  2. Beira Interior Sul - diospiro, melancia, melão e meloa
  3. Cova da Beira - cereja, maçã, marmelo e pêssego
  4. Douro - cereja e maçã
  5. Oeste - ameixa, pera rocha e maçã
  6. Ribatejo - alperce e figo


Fonte: Canal Superior

Comentários