publicado a: 2016-07-13

A cultura da figueira-da-índia e a valorização agroindustrial do fruto

A publicação "A cultura da figueira-da-índia e a valorização agroindustrial do fruto" foi uma iniciativa de investigadores do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV), participantes no projeto, tendo tido também a colaboração de sócios da OpuntiaTec (que individualmente são parceiros no projeto) e um técnico do Centro de Excelência e Valorização dos Recursos Silvestres Mediterrânicos (Cevrm) que foi o promotor do projeto.

O livro está dividido em cinco capítulos, onde se apresentam os principais conhecimentos relacionados com a cultura, a sua valorização agroindustrial, a economia e mercados.

Nos dois primeiros capítulos descreve-se a espécie na perspetiva botânica e de adaptação ao meio, a sua dispersão pelo mundo e as técnicas culturais adequadas à obtenção de uma boa produção.

Segue-se um capítulo dedicado à economia da cultura e como proceder a uma análise económica e de investimentos, assim como os possíveis apoios ao investimento e à inovação.

No capítulo sobre a valorização agroindustrial do figo-da-índia descrevem-se os principais processos de conservação e de transformação dos frutos para obtenção de produtos de valor acrescentado.

Por fim apresenta-se a situação atual da cultura em Portugal, em termos de área plantada, possibilidade de expansão e colocação da produção no mercado.

Aceda ao livro AQUI

Comentários