publicado a: 2015-05-14

A agricultura pode ser uma arma contra o aquecimento global

Setecentos cientistas, de setenta e cinco países diferentes, reuniram em Montpellier para discutir as melhores práticas, dentro do programa Climate-Smart Agriculture.

Este programa surgiu quando os cientistas, que trabalham em questões de segurança alimentar a nível mundial, se depararam com a relação directa com o aquecimento global. Assim sendo, neste momento, a investigação centra-se sobre a segurança alimentar, as alterações climatéricas e a capacidade de adaptação das culturas às adversidades meteorológicas.

A agricultura é, actualmente, vítima e culpada do aquecimento global, pois, por um lado, este factor faz perder produtividade, por outro lado, o sector é responsável pela emissão de 24% dos gases de efeito de estufa. Outro ponto que pesa muito no aquecimento global é a desflorestação.

A agricultura tem de se adaptar a este aquecimento global, que será mais forte nos trópicos, onde a agricultura, já de si frágil, vai ter que reprogramar as datas de cultivo. Os países do norte vão ter que trabalhar com um aumento de temperatura de dois graus.

Os esforços devem centrar-se na stockagem de carbono nas florestas, nas culturas e na reposição da matéria orgânica dos solos.

O movimento em torno desta plataforma está, no entanto, a ser contestado por organizações que acusam a grande agro-indústria de a usar como “Cavalo de Tróia”.


Fonte: Agroinfo

Comentários