publicado a: 2017-06-29

Agrobio quer apuramento de responsabilidades em alegada fraude em produtos biológicos

A Associação Portuguesa de Agricultura Biológica defende que os resultados do estudo da revista Visão têm que ser comprovados para depois haver consequências.

A Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio) quer as autoridades a analisar o estudo divulgado hoje pela revista "Visão".

A publicação denuncia que um em cada cinco alimentos biologicos tem vestígios de pesticidas sintéticos. Dos 113 produtos analisados, 21 tinham vestigios de pesticidas sintéticos proibidos e outros químicos sintéticos. Nas couves, por exemplo, foram encontradas grandes quantidades de glifosato, um pesticida que pode ser cancerígeno. A investigaçao revela ainda que encontrou produtos biologicos e convencionais misturados, nas mesmas prateleiras e sem nada que os distinguisse.

O presidente da Agrobio questiona a validade deste estudo, Jaime Ferreira sublinha que este tipo de análise "tem que ser feito com uma base científica".

A Agrobio defende que, a comprovar-se os resultados, os produtores e os vendores têm que ser responsabilizados. A informação deve também ser prestada aos consumidores.

Jaime Ferreira, da Agrobio, diz ainda que os produtos têm que estar devidamente identificados com licença e certificados de origem, para garantia do consumidor.

O número de produtores agrícolas biológicos tem vindo a aumentar durante a última década e em 2015 chegou aos 3.837.

Fonte: Rádio Comercial

Comentários