publicado a: 2018-02-15

Agrojogos são novidade na Feira 100% Agrolimiano em Ponte de Lima

A III Feira 100% Agrolimiano, a realizar no próximo fim-de- semana, 17 e 18 de fevereiro, em Ponte de Lima, vai acolher os primeiros Agrojogos Limianos.

“Os primeiros Agrojogos Limianos, resultam dos Agrolympics Portugal, olimpíadas agrícolas de caráter nacional, cujo objetivo é o convívio entre as Escolas Profissionais da área de Agropecuária, e que chegou a Portugal através da AgroSemana. São jogos cujas características se relacionam com as atividades de um dia-a- dia agrícola”, explica a autarquia numa nota enviada às redações.

Os primeiros Agrojogos Limianos são organizados em parceria pelo Município de Ponte de Lima e pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, vencedora dos Agrolympics em 2016, tendo representado Portugal na edição 2017 que se realizou na Alemanha.

“No total são dez jogos, que cada equipa de cinco elementos cada tem de jogar, sendo os seguintes jogos: troca de pneus; rachar lenha; gincana de trator; tocar o porco; empilhar rolos de palha; construção de um circuito de água; fazer sumo de laranja; identificação de sementes; troca de facas de escarificador; parede de tijolos”, é enumerado.

Abertos à participação de toda comunidade, os primeiros Agrojogos Limianos, realizam-se no sábado, dia 17, durante a tarde, nos Picadeiros da Expolima, anexo ao Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima.

Feira vai na 3.ª edição

A terceira edição do evento decorre nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima.

O certame tem como objetivo principal, mostrar, divulgar e promover o melhor do que se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, sendo que, segundo a autarquia, esta é uma das áreas que mais se tem desenvolvido no concelho, ao longo dos últimos anos.

“Este crescimento deve-se não só a uma maior valorização dos produtos endógenos, mas também à aposta em novos negócios, com produtos únicos e de qualidade. O crescimento do setor tem-se manifestado tanto na qualidade dos produtos como no número de postos de trabalho criados”, salienta.

Os visitantes poderão apreciar e comprar os mais diversos produtos como vinho verde, enchidos, fumados, sidra, mel, cogumelos, frutas e produtos hortícolas, entre outros, exclusivamente produzidos no concelho.

No âmbito desta feira, realiza-se o 8º Concurso de Raça Holstein Frísia do Alto Minho, numa parceria entre o Município de Ponte de Lima e a Coopalima – Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Vale do Lima, com o apoio da Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia, da Associação de Apoio à Bovinicultura do Norte e da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

“Os bovinos de Raça Frísia tem grande expressividade na nossa região e, como tal, são um elemento chave no desenvolvimento do setor primário do nosso concelho. Além disso, a excelente qualidade da carne e a grande capacidade de produção de leite fazem deste um dos produtos endógenos de maior relevância e que conta com cada vez mais apreciadores e criadores”, afirma a organização.

Para além do 8º Concurso da Raça Frísia do Alto Minho, irão desenvolver-se outras atividades, com destaque para o Workshop “Pratos com Histórias”, por Saphir Cristal.

A Feira 100% Agrolimiano destina-se ao público em geral e aos profissionais do setor e pretende atrair potenciais investidores que queiram instalar os seus negócios em Ponte de Lima.

Comentários