publicado a: 2014-05-28

Análise dos mercados - 28 maio

Descida generalizada dos preços nos mercados europeus, influenciada pelas baixas registadas em Chicago e sobretudo com o aproximar da nova colheita que vai ser muito boa.

As condições atmosféricas continuam muito boas em todo o hemisfério norte com excepção de uma zona na Rússia onde faltam chuvas.

A consultora Toepfer Alemã prevê para aquele país uma produção de cereais e de colza este ano semelhante à do ano passado.

A colza voltou a descer de preço, acompanhando a evolução das cotações da soja em Chicago e também pressionada pelas cotações da canola no Canadá.

No mercado americano depois do feriado de segunda, registou-se uma descida generalizada do preço de todos os produtos.

O milho, apesar do nível de exportações continuar elevado com 106.0147 toneladas na semana que terminou em 22 de Maio, sofreu com o excelente desempenho das sementeiras nos Estados Unidos que recuperaram dos atrasos havidos.

Em relação à soja registou-se uma forte descida, sobretudo porque os fundos resolveram aproveitar o dia para realizarem o mais possível mais-valias. O volume exportado pelos Estados Unidos na última semana é baixo, mas está em linha com o do ano anterior. Apesar desta situação os analistas consideram que a soja tem todas as condições para manter preços altos.

Os fundos estiveram vendedores de 9.000 lotes de milho, 7.000 lotes de soja e de 4.000 lotes de trigo.

Na zona do Mar Negro as condições atmosféricas continuam excelentes para as sementeiras de Primavera que neste momento estão praticamente terminadas na Ucrânia, na Rússia estão semeados cerca de 40 milhões de hectares, ou seja mais 10% do que em igual período do ano passado, enquanto que no Cazaquistão 9,2 milhões de hectares já se encontram semeados.

Fonte: Agroinfo

Comentários