publicado a: 2014-06-13

Análise dos mercados - 13 junho

Nos mercados europeus registou-se nova descida do trigo, cujas cotações estão pressionadas pelas perspectivas de uma boa colheita.

O Egipto aproveitou esta oportunidade para comprar 180.000 toneladas de trigo, 120.000 toneladas de origem russa e 60.000 toneladas da Roménia.

Bruxelas emitiu ontem certificados de exportação de 464.000 toneladas de trigo, o que eleva o total da campanha a 27,2 milhões de toneladas e de importação de milho 209.000 toneladas, elevando o total para 13,8 milhões de toneladas.

A colza subiu ontem em contra ciclo com a soja, devido à alta do preço do petróleo.

No mercado americano nova descida do preço do trigo, consequência dos resultados do relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos de terça-feira, que reviu os stocks mundiais em alta.

A soja teve forte descida, pois os fundos optaram por realizar o mais possível mais-valias, num contexto em que as previsões de colheita este ano para os Estados Unidos são excepcionalmente boas.

No mercado do Mar Negro de destacar a venda de trigo russo ao Egipto e os negócios que já estão a ser feitos para a próxima colheita ucraniana, cujos carregamentos começam em Agosto, cujos preços se afiguram ainda mais baixos.

Fonte: Agroinfo

Comentários