publicado a: 2014-12-29

Aumento de temperatura pode reduzir produção mundial de trigo

A produção mundial de trigo durante o último ano agrícola totalizou 724,9 milhões de toneladas, segundo os dados publicados a 11 de dezembro pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Este valor supõe um ligeiro aumento em relação ao ano anterior, o que tranquiliza a comunidade internacional, tendo em conta a dependência da alimentação mundial do trigo. No entanto, as perspectivas para o futuro não parecem semelhantes, de acordo com o último estudo publicado na revista Nature Change, por uma equipa internacional de investigadores.

O estudo em questão alerta para o facto do aumento de temperatura no planeta vir a afectar a produção mundial de trigo numa proporção de menos seis por cento por cada grau a mais.

Esta conclusão é obtida a partir de análises realizadas com 30 modelos de simulação do cultivo de trigo, onde as temperaturas oscilavam entre os 15 e 32 graus e através de sistemas de previsão da produção utilizados pelos principais organismos internacionais e que, segundo os investigadores, apresentam sérios problemas para obter resultados fiáveis sobre como a temperatura afecta o rendimento do cereal.

O estudo publicado adverte para a necessidade de melhorar esses modelos de previsão que permanecem sem ter em conta o aquecimento global. Osa cientistas consideram provado que o aumento das temperaturas começam a atingir a produção de trigo em algumas zonas e instam a comunidade internacional a adaptar os seus sistemas de previsão das colheitas para fazer face às descidas das reservas de trigo.

Neste sentido, os investigadores responsáveis pela pesquisa, asseguram que «são demasiadas as incertezas que existem em relação ao impacto das alterações climáticas na produção de alimentos, mas há uma certeza: é necessário estudar como adaptar a agricultura ao aumento das temperaturas e quanto mais se investir neste sentido, menor será o impacto do aquecimento global no futuro».  

Fonte: Gazeta Rural

Comentários