publicado a: 2014-08-19

Bruxelas dá 125 milhões aos agricultores para compensar embargo russo

Os apoios incidem principalmente em produtos como as cenouras, tomate, repolho, pimentão, couve-flor, pepinos, cogumelos, maçãs, peras, morangos, uvas e kiwis

A Comissão Europeia anunciou, na passada segunda-feira, que vai dar 125 milhões de euros para apoiar o setor hortícola nos países europeus, como forma de apoiar um setor que sofre de um embargo russo há cerca de um ano.

Os apoios entraram em vigor na segunda-feira e incidem principalmente em produtos como as cenouras, tomate, repolho, pimentão, couve-flor, pepinos, cogumelos, maçãs, peras, morangos, uvas e kiwis, de acordo com o comunicado divulgado em Bruxelas.

Os responsáveis pela agricultura dos 28 Estados membros da União Europeia já tinham anunciado, na passada quinta-feira, em Bruxelas, eventuais indemnizações aos produtores e agricultores europeus afetados pelo bloqueio russo aos produtos alimentares.

"Estamos na época para estes produtos e de repente perdemos um mercado de escoamento, sem nenhuma saída alternativa", reconheceu o porta-voz da Comissão Europeia, Roger Waite, acrescentando que seriam lançadas alternativas "de emergência para vegetais perecíveis".

Fonte: Jornal de Notícias

Comentários