publicado a: 2016-08-03

Como as técnicas de agricultura sustentável podem ajudar a combater a escassez de alimentos

De drenagem a rotação de culturas. Como as técnicas de agricultura sustentável podem ajudar a combater a escassez de alimentos.

Está a ser colocada uma pressão crescente nos recursos alimentares mundiais, com o aumento da população mundial. A população mundial está prevista quase duplicar nos próximos anos, crescendo para cerca de 9,2 biliões de pessoas em 2050.

Em 2012, a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) constatou que uma em cada oito pessoas vão dormir com fome todos os dias e espera-se que esta situação se torne mais grave como o aumento da população.

Outros fatores que estão a colocar pressão sobre os níveis de segurança alimentar são o aumento dos custos de energia, alterações climáticas, sistemas de distribuição de alimentos ineficientes e disponibilidade restrita de terras.

Quase três quartos da terra cultivável do mundo é atualmente usada para a produção agrícola, o quarto que não é usado é devido a uma produtividade muito baixa ou por razões de conservação. Por isso, é essencial que os agricultores usem a terra que têm com a sua melhor capacidade produtiva.


Porquê a agricultura sustentável?

A agricultura está no início da cadeia. Se os agricultores alterarem as suas técnicas e assumirem métodos mais sustentáveis dão ao consumidor apenas a escolha de comprar comida ecológica sustentável.


Sete simples métodos sustentáveis e os seus benefícios:

1. Gestão de água - Drenagem eficaz e técnicas de gestão de água podem melhorar a qualidade do solo. Sistemas ineficientes vão prejudicar o solo, a fauna e empobrecer os rios. A drenagem dos solos é também essencial para a manutenção da qualidade dos solos, visto que culturas alagadas não conseguem aceder aos nutrientes vitais necessários para atingir o seu potencial máximo. Os agricultores devem ter como objetivo produzir culturas que são nativas de uma região específica, isso ajuda a sua resistência ao clima local. Descobertas da ONU mostram que a agricultura utiliza cerca de 70% da água doce, assim os sistemas que recolhem e reciclam a água da chuva são uma ótima maneira para ajudar a irrigar a terra de forma sustentável.

2. Manutenção do solo - Solos mais férteis produzem melhor. Os agricultores podem manter os seus solos saudáveis usando métodos tradicionais, como arar e certificar-se que o solo é arejado. Adição de fertilizantes naturais, como estrume ou culturas de cobertura, e outras substâncias naturais como cinzas de madeira e subprodutos animais também podem melhorar a qualidade do solo e, portanto, a qualidade das culturas.

3. Remover infestantes manualmente - Para propriedades maiores isso nem sempre é possível, mas não usar produtos químicos para remover ervas daninhas pode ser melhor para a colheita e para o ambiente. Também é importante cortar as ervas antes de produzirem sementes - isto previne as ervas de se reproduzirem e também cria uma cobertura de solo, se as ervas não forem removidas.

4 - Variações de plantas - Os agricultores devem procurar variações de plantas da mesma espécie. Usando sementes provenientes de vários produtores diferentes, os agricultores garantem diferenças genéticas que favorecem as colheitas. Por exemplo, se uma espécie de um cultura for vulnerável a uma determinada praga, mas não as outras, significa que em caso de ataque, pelo menos uma parte da cultura vai sobreviver.

5. Vender localmente - Poluição e consumo desnecessário de energia são causados pelo transporte, embalagem e armazenamento das colheitas. Vender localmente, não só ajuda a reduzir a pegada de carbono, mas também pode ajudar a enriquecer a comunidade, ter um rápido retorno do investimento e também impulsionar a economia local.

6. Atrair animais amigáveis - Uma forma eficaz de dissuadir os animais nocivos que ameaçam as culturas é acolhedor os seus predadores naturais. Alguns agricultores construem abrigos para receber ninhos de pássaros e morcegos e outros até compram insetos auxiliares, como joaninhas, para se alimentarem das pragas.

7. Rotação de culturas - Um sistema muito antigo que ajuda a manter a qualidade do solo, repondo os nutrientes que as culturas anteriores esgotaram. Esta técnica também pode parar a propagação de doenças e erradicar as pragas que eram específicas de culturas anteriores.


Fonte: Ecostreet

Comentários