publicado a: 2016-05-12

Condições climatéricas atuais criam impacto negativo na cultura do tomate

As regiões da Andaluzia e Estremadura em Espanha, bem como todo o território de Portugal estão a sofrer condições climatéricas muito adversas durante o período crucial de instalação das culturas.

A Andaluzia é claramente a área mais severamente atingida. Após o mês de março mais frio dos últimos 30 anos, sofreu chuvas regulares durante abril e, o mais crítico, chuvas extremamente intensas na semana passada, com uma soma de 180 litros por metro quadrado em grande parte das áreas de cultivo. E ainda temperaturas abaixo do normal durante as últimas 2 semanas. Este clima excepcional terá vários impactos sobre a cultura:

  • Um claro atraso no início, agora previsto para nunca antes de 05 de julho vs. 20-25 junho num ano normal;
  • Uma cultura mais concentrada, com perdas potenciais nos campos e dificuldades de processamento para as fábricas locais;
  • Algumas doenças extra para o tomateiro, tais como o míldio, favorecidas por humidade do solo e do ar;
  • Um atraso nas plantações finais que leva a 2 riscos adicionais: um nível mais elevado de aborto da flor à medida que as plantas em floração irão enfrentar temperaturas mais elevadas e um maior risco de chuvas durante a colheita dos últimos frutos;
  • Por último e mais importante, algumas superfícies perdidas como campos alagados que não vão recuperar e algumas plantações que não serão alcançadas a tempo.

Embora seja muito cedo para avaliar adequadamente as perdas, parece que, para além dos volumes perdidos (campos alagados e colheitas fracas), até 10% das superfícies podem ser plantadas.

A Estremadura, a maior região produtora de Espanha, e Portugal têm basicamente, experiênciado condições climáticas semelhantes: um abril chuvoso e frio, com não mais de 7 dias limpos consecutivos e chuvas muito intensas no início de maio - e continua a chover - com acumulados de até 140 litros por metro quadrado. "Os agricultores não conseguirão entrar em nenhum campo até à próxima quarta-feira na melhor hipótese”, disse-nos um processador local no passado dia 9 de maio. Na Estremadura a plantação está também muito atrasada, com uma estimativa de 25% cultura total ainda para ser plantada. O mesmo que para a Andaluzia, embora que em menor grau, este clima adverso irá impactar consideravelmente a próxima colheita com perdas inesperadas, ainda difíceis de avaliar.


Fonte: Tomato Land

Comentários