publicado a: 2017-06-29

Está criada uma nova categoria de vinho. E é única no mundo!

Castelo Rodrigo Pinking 2016 será apresentado na Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo no próximo dia 7 de julho.

Foi em 2014 que Jenny Silva, à altura estudante do mestrado de Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto (UTAD), identificou, em conjunto com Fernando Nunes e Fernanda Cosme, docentes e investigadores da academia, o fenómeno Pinking. O que se pensava ser um “defeito” de produção deu origem a uma nova categoria de vinho “única no mundo”.

O Pinking vai ser lançado pela Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo onde Jenny Silva é, agora, enóloga responsável. Era um “defeito” que se carateriza pelo “aparecimento de uma cor rosa-salmão em vinhos produzidos exclusivamente de uvas de castas brancas”, sendo algo completamente natural. Está “relacionado com as condições climáticas, nomeadamente a temperatura média dos dez primeiros dias do mês de outubro, processo coincidente com o final de maturação das uvas brancas nesta região”, refere Fernando Nunes. O investigador diz ainda que estas condições tornam a produção “tão rara e passível de não poder ser produzida todos os anos”, sendo que “já que em caso de temperaturas médias altas, ou pluviosidade neste período, o fenómeno não ocorre ou ocorre em menor escala”.

Há já um pedido de patente nacional e internacional, que a Adega Cooperativa adquiriu à UTAD. António Madeira, diretor da Adega, afirma que “as vantagens da criação deste novo vinho são muitas”, desde logo para a Cooperativa que consegue poupanças relativas ao “processo de estabilização” do vinho.

“No fundo, transformámos um defeito numa nova categoria de vinhos que irá para o mercado a par dos Brancos, Tintos e Rosés“, explica Jenny Silva, que já viu o seu estudo publicado na revista cientifica Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Fonte: UTAD TV

Comentários