publicado a: 2014-12-01

Farm Inc: Projeto Europeu pretende ajudar agricultores na comercialização

O Projeto Farm Inc foi concebido para ajudar os agricultores a comercializarem os seus produtos da melhor forma, defendendo que o ensino baseado na experiência é a melhor forma de ajudar os agricultores a compreender os princípios da comercialização no setor agrícola.

O objetivo principal do projeto Farm Inc é produzir uma ferramenta didática que ajuda a comercializar a produção, desenhada à medida das necessidades dos agricultores, em três países: Grécia, Itália e Letónia. Existe um grande potencial para os produtos regionais e locais no mercado, mas escasseiam estratégias de comercialização para que os empresários agrícolas europeus possam competir com as redes e estruturas internacionais das empresas multinacionais.

De que necessitam os agricultores? A análise dos resultados a um inquérito realizado aos agricultores e os empresários agrícolas são muito similares em todos os países estudados. Os agricultores preferem aprender através da experiência em detrimento de um horário letivo em aulas, como demonstra a elevada pontuação dada a atividades mais práticas como a participação em feiras, conferências, visitas a explorações, consulta de documentos técnicos, etc. Por outro lado, os especialistas insistem na necessidade de apoiar as experiências práticas com alguns conhecimentos teóricos de fundo (ensino misto). O ensino em aulas permite aos agricultores adquirir os conceitos básicos da comercialização, enquanto que através do ensino prático potencia os conhecimentos mais avançados.

Irá ser criado um e-book interativo como ferramenta didática integrada que irá conter os princípios básicos da comercialização para o Setor Agrícola, assim como experiências práticas (estudos de caso, visitas de campo, etc.).

Estas últimas serão objeto de uma eleição ad-hoc por parte de capa país associado, de acordo com as necessidades nacionais, com o objetivo de constituir uma ferramenta relevante para os agricultores interessados. Pode saber mais sobre este projeto em: www.farminc.eu.

Fonte noticia: Agrotec

Fonte imagem: Farm Inc 

Comentários