publicado a: 2015-03-03

Figo-da-índia cresce em Portugal

O figo-da-índia está a ganhar terreno em Portugal e segundo a associação criada em 2011 para defender a fileira, a APROFIP, em declarações ao Agronegócios, a exportação deverá começar já em 2016.

Mário Nunes, presidente da Associação de Profissionais de Figo da Índia Portugueses (APROFIP), explicou ao Agronegócios que “a consciencialização por parte dos portugueses, de que o figo-da-índia representava um potencial económico a aproveitar, deu-se em 2011”, altura em que a APROFIP começou a ser constituída e a desenvolver iniciativas para a promoção e valorização da planta.

Em 2009, foi instalado em Sesimbra a primeira plantação ordenada de figo-da-índia, com uma área aproximada de 0,8 hectares para exploração de frutos. Um ano depois surgiu uma iniciativa semelhante, desta feita em Portalegre.

Segundo Mário Nunes, atualmente existem plantações de figueiras-da-índia em todo o território nacional, 150 hectares dos quais de associados da APROFIP. Razão pela qual talvez já seja possível começar a exportar em 2016.

Em 2015, espera-se que o volume produtivo seja de aproximadamente 60 a 80 toneladas.

Fonte: Vida Rural

Comentários