publicado a: 2017-08-08

Fosfonatos de potássio fora do mercado enquanto adubos

Fosfonatos de potássio fora do mercado enquanto adubos

Vão ser retirados do mercado os produtos que na sua constituição integrem fosfonatos de potássio e sejam vendidos como “Adubo CE”.

Assim, os produtos com fosfonatos de potássio «só podem ser colocados no mercado, comercializados e utilizados após concessão de uma autorização dos mesmos enquanto produtos fitofarmacêuticos, pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), não sendo permitida a sua colocação no mercado destes produtos, como matéria fertilizante», lê-se num comunicado conjunto da DGAV e da DGAE – Direcção-Geral das Actividades Económicas.

O mesmo documento refere que o fosfonato de potássio é «uma substância activa que não apresenta qualquer propriedade fertilizante na medida em que o seu efeito benéfico sobre as plantas se baseia em propriedades fungicidas».

Além disso, acrescentam, «têm surgido relatos de excedência de Limites Máximos de Resíduos (LMR) da substância activa fosfonato de potássio em alimentos para bebé, em consequência da sua utilização em matérias fertilizantes”.

Fonte: Fruta, Legumes e Flores

Comentários