publicado a: 2017-03-15

Governo baixa preço da água do Alqueva

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou a redução do preço da água para rega agrícola na área abrangida pelo empreendimento do Alqueva.

Os novos preços da água foram anunciados na reunião do Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva, que decorreu em Beja, e contou com a presença dos representantes dos agricultores e das associações de regantes.

Capoulas Santos afirmou que, com esta medida, o Governo pretende «o aumento do rendimento dos agricultores reduzindo os custos de um dos mais importantes fatores de produção, a água».

O Ministro disse também que se trata de «criar melhores condições de competitividade para as culturas de regadio no Alqueva, dando continuidade à trajetória ascendente das exportações, procurando reduzir importações e atingir o equilíbrio da balança comercial do setor, em valor, no horizonte de 5 anos»

Disse ainda que é também objetivo «equilibrar as condições de concorrência entre os agricultores dos diversos blocos abastecidos por Alqueva».

O Ministro Capoulas Santos assumiu o compromisso de reduzir o preço da água no ano passado.

Fonte: Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Comentários