publicado a: 2018-01-16

Inovação e tendências agroalimentares conhecidas em Castelo Branco

Inov2agro: Dr. Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e a Professora Ana Abrunhosa, Presidente da CCDR do Centro

A Inovcluster e o CATAA/CEi, no passado dia 10 de janeiro de 2018, promoveram a Conferência Inov2agro – Inovação e Tendências Agroalimentares 2018, no Centro de Empresas Inovadoras (CEi), em Castelo Branco.

A inovação no setor agroalimentar dominou a Conferência Inov2agro, que contou com a partilha de uma estratégia de desenvolvimento de produtos inovadores a partir de produtos tradicionais, com uma sessão de capacitação de estratégias de especialização inteligentes aplicadas ao setor agroalimentar (RIS3), e com a apresentação das 10 tendências agroalimentares para o ano 2018.

Estas últimas incluem produtos mais sustentáveis e saudáveis; alimentos alternativos menos calóricos e prejudiciais; métodos de processamento mais tradicionais, como o processo de prensar a frio; integração do setor agroalimentar na economia circular; produtos cujos ingredientes incluam café ou chá; comida colorida que capte o olhar do consumidor; refeições em casas de chefes profissionais ou amadores; mini refeições prontas a consumir; produtos alimentares com algas ou vegetais marinhos; e sabores diferenciadores de produtos usuais.

A Inov2agro ficou ainda marcada pelo testemunho de dois empresários que lançaram produtos inovadores no mercado nacional e internacional, Nuno Jorge e Ana Pais, que contaram a história e percurso das suas marcas, CacauDiVine e BeeSweet, respetivamente. Adicionalmente, este painel contou ainda com Susana Mendes, em representação do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, integrado no Instituto Politécnico de Leiria, que deu a conhecer os projetos agroalimentares que têm vindo a ser desenvolvidos naquele centro de investigação, com destaque para o Pão do Mar e Pão d’Algas, projetos que decorreram em parceria com o Grupo Calé.

Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, e Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, realizaram a sessão de encerramento da Conferência Inov2agro. Ambos salientaram a importância das infraestruturas existentes na cidade de Castelo Branco para o setor agroalimentar, bem como da inovação dos produtos agroalimentares para a sustentabilidade a longo prazo das empresas, e felicitaram os empresários presentes pelos seus investimentos na inovação.

A entrega de prémios do Concurso Agrinovar decorreu após a Conferência Inov2agro, tendo sido apresentados à plateia presente, os 24 produtos candidatos nas cinco categorias: Cereais, Lácteos, Hortofrutícolas, Cárneos e Produto Inovador Estrela. O Grupo Calé arrecadou o primeiro lugar na categoria dos Cereais com o Pão do Mar, um pão desenvolvido com farinha de bivalves; o Bistrô da Bekas na categoria dos Lácteos com a pasta de pimentos com queijo cabra e poejo; a Casa do Chascada na categoria das Hortofrutícolas com os cogumelos shiitake em azeite e especiarias; e por fim, Leonel Gil Barata nas categorias Cárneos e Produto Inovador Estrela com a conserva de peixe do rio e o caviar do rio, respetivamente.

Esta conferência enquadrou-se no projeto Inov2Agro, desenvolvido em co-promoção pela CATAA/CEi e Inovcluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, sendo este um projeto co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Regional do Centro - Centro2020.

Comentários