publicado a: 2017-04-17

Internacionalização e exportação em destaque na 34.ª Ovibeja

A 34.ª Ovibeja, que se inicia no próximo dia 27, vai ter em destaque a internacionalização e exportação agroalimentar e contará com a presença de vários peritos nacionais e internacionais, em vários debates. Capoulas Santos, ministro da Agricultura, vai marcar presença no encerramento de um dos colóquios.

Em cima da mesa estarão temáticas como o aumento da produção no Alentejo, a qualidade dos produtos agrícolas e agroalimentares e o aumento do escoamento de produtos para os mercados internacionais, fruto do investimento agrícola nesta região.

A ACOS – Associação de Criadores de Ovinos do Sul, entidade organizadora do evento, promove no próximo dia 28, pelas 11 horas, no auditório do Nerbe, o colóquio “Investimento e regadio no Alentejo”, que contará com a presença de Gabriela Freitas, gestora do PDR2020, Pedro Ribeiro, presidente do IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas), José Pedro Salema, presidente da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva), e José Barahona Núncio, presidente da Federação Nacional das Associações de Regantes. A moderação vai estar a cargo do jornalista do jornal “Público” Manuel Carvalho e a sessão de encerramento deverá contar com a presença de Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

O dia seguinte é inteiramente dedicado ao azeite, com a realização do 2.º Simpósio Internacional Azeites do Sul, que contará, na sessão de abertura, com a presença de Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação. Este simpósio decorre no auditório do Nerbe, no dia 29, a partir das 10 horas, e é realizado em colaboração com a Olivum – Associação de Olivicultores do Sul. Esta ocasião servirá também para a entrega dos prémios aos vencedores do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

Neste dia decorrerão três mesas redondas, onde a discussão andará à volta da comercialização e exportação de azeite, a produção e transformação de azeitona e a promoção do azeite e oportunidades nos mercados internacionais.
No que toca a produtos agroalimentares, estará patente, no espaço Agro- -Alentejo Export, uma exposição temática, local onde se realizarão todos os dias, pelas 14 e 30 horas, debates sobre produtos agroalimentares de origem animal, nomeadamente de suínos, bovinos, ovinos e caprinos

O pavilhão Terra Fértil será outro dos espaços em destaque, com a apresentação de projetos de investigação e desenvolvimento aprovados no âmbito do programa Alentejo2020.

Fonte: Diário do Alentejo

Comentários