publicado a: 2014-05-21

Cientistas europeus desenvolvem maçãs resistentes ao fogo bacteriano

Investigadores europeus da Suíça e Alemanha desenvolveram novas variedades de macieiras resistentes ao fogo bacteriano através da transferência de genes de uma maçã silvestre para uma maçã da variedade Gala.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Plant Biotechnology Journal.

Os investigadores foram capazes de identificar e isolar um gene de resistência na maçã selvagem. Este gene codifica uma proteína que reconhece uma proteína na superfície da bactéria patogénica, ativando uma resposta em defesa da planta infetada. Os autores também mostraram que este único gene é suficiente para conferir resistência.

De acordo com ArgenBio, as macieiras geneticamente modificadas foram testadas na estufa e os resultados mostraram que o gene de resistência foi capaz de prevenir a doença nestas condições. Apesar dos bons resultados iniciais, Cesar Gessler, diretor do projeto, lamenta que a oposição europeia para as culturas geneticamente modificadas seja tão forte, o que impede a aplicação destes desenvolvimentos.

Em 2007 a epidemia na Suíça causou a destruição de 250.000 árvores. O controlo da doença é difícil, sendo o método mais utilizado a aplicação do antibiótico estreptomicina, registando-se, contudo, casos de resistência das bactérias aos antibióticos.

Fonte: 365AGRO

Comentários