publicado a: 2017-05-08

Ministro da Agricultura anuncia medidas de apoio ao setor da caça

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou a criação de um grupo de trabalho que terá como missão desenvolver uma estratégia e medidas de controlo da doença hemorrágica viral dos coelhos.

O Ministro disse que «o grupo de trabalho tem um prazo de três meses para apresentar um primeiro relatório e um plano de trabalho com diversas componentes, incluindo a investigação, boas práticas de gestão e medidas de controlo sanitário».

«Dessa forma, o grupo de trabalho dará um contributo para controlar a febre hemorrágica que tem vindo a afetar os coelhos, sobretudo os juvenis, que são mais vulneráveis às mutações das estirpes virais», acrescentou Luís Capoulas Santos.

Relevância da caça

No encerramento do Encontro Nacional de Caçadores a que presidiu em Santarém, o Ministro sublinhou que, «para o Governo, a caça é uma atividade muito relevante, nomeadamente pelo seu papel a nível do equilíbrio ambiental, contribuindo para a manutenção do mundo rural e representando um importante valor económico».

Luís Capoulas Santos concluiu, anunciando ainda um conjunto de outras medidas de simplificação de procedimentos e também a canalização de 10% do valor da receita da caça para aprofundar o conhecimento dos habitas das espécies cinegéticas.

Fonte: Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Comentários