publicado a: 2017-09-05

Ovos suspeitos foram adquiridos na Bélgica por consumidor final

O comunicado publicado pela DGAV (Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária), explica que os serviços dos RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed) comunicaram às autoridades portugueses o envio de uma remessa de ovos para um consumidor final em Portugal. Os ovos pertenciam a um lote proveniente da Bélgica sobre o qual recai a suspeita de contaminação por Fipronil. Por se tratar de produtos que se encontram na posse de um consumidor final, o controle da recolha do produto ficou a cargo da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Tratando-se de uma situação pontual, que está detetada, as autoridades portuguesas estão a tomar todas as diligências e a prestar informação às autoridades europeias a fim de retirar Portugal da lista de países afetados pela contaminação.

Após ter tido conhecimento da existência de ovos contaminados por Fipronil na União Europeia, as autoridades portuguesas desencadearam uma operação de fiscalização das explorações nacionais e de recolha de amostras para análise. Todos os resultados foram negativos. Os ovos consumidos em Portugal são essencialmente provenientes da produção nacional e são de casca castanha. A contaminação por Fipronil foi detetada em ovos de casca branca, produzidos e comercializados por outros Estados- Membros da União Europeia. O Fipronil é um pesticida destinado a combater parasitas externos e a sua utilização é recomendada para animais de companhia, sendo no entanto proibida para animais destinados ao consumo humano.

Comentários