publicado a: 2015-05-26

Pesticidas, antibióticos e agentes patogénicos são prioridade de Bruxelas

O Comissário Europeu Vytenis Andriukaitis quer lançar rapidamente o debate sobre o reforço de medidas de luta contra os agentes patogénicos das plantas, com vista a reformular a legislação sobre o uso dos pesticidas e a melhorar o plano de luta contra a resistência bacteriana.

O Comissário quer ter meios para combater rapidamente e eficazmente os novos agentes patogénicos das plantas, caso estes apareçam, tendo em conta as alterações das condições de cultivo, devido, sobretudo, às alterações climatéricas.

Outro ponto importante é a conformidade das condições de produção na União Europeia com os países terceiros, uma vez que não é concebível importarmos produtos alimentares que não respeitam as nossas normas de produção.

Outra iniciativa prende-se com a elaboração de um novo plano de acção contra a resistência antimicrobiana causada pelo uso indiscriminado de antibióticos. Um relatório com propostas concretas sobre este tema deve ser apresentado até ao final do ano.

O dossier sobre os perturbadores endócrinos também vai ser revisto com uma avaliação correcta causa-efeito.

A legislação sobre o uso dos pesticidas vai ser revista, de modo a que possa vir a ser correctamente aplicada no quadro jurídico actual.

A prioridade é, portanto, a segurança alimentar e pretende-se dar força ao slogan europeu ” da forquilha ao garfo”. Entretanto, a revisão da legislação sobre as sementes foi retirada, contentando-se o Comissário em sondar os Ministros sobre o assunto.


Fonte: Agroinfo

Comentários