publicado a: 2014-09-01

Governo anuncia em Setembro plano de monitorização e controlo da vespa asiática

O secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza revelou ontem, em Penafiel, que em Setembro serão anunciadas "acções concretas" para monitorizar e controlar a vespa asiática em Portugal.

"Esperamos apresentar as actividades que vão ter lugar no território", explicou Miguel de Castro Neto, acrescentando que o Governo "está a acompanhar a situação", num trabalho que envolve várias secretarias de Estado.

Em declarações à agência Lusa à margem de uma visita a Penafiel, Miguel de Castro Neto admitiu a necessidade de "dar informação, segurança e proteger pessoas e bens".

Defender a actividade económica associada, que é a apicultura", é outro objectivo do plano, assinalou.

Para o secretário de Estado, há o "risco grande" de as pessoas confundirem a vespa asiática com a vespa europeia, como aconteceu em França e em Espanha.

Por isso, insistiu, há a necessidade de dar mais informação.

A vespa asiática tem sido localizada, nas últimas semanas, no Alto Minho, mas também em vários concelhos do distrito do Porto, como Amarante, Paredes e Marco de Canaveses. Em Celorico de Basto, no distrito de Braga, também foram avistados vários ninhos.

Os serviços de protecção civil daqueles municípios têm procedido à destruição dos ninhos.

Fonte: Agroportal

Comentários