publicado a: 2015-01-22

Políticos podem vir a bloquear a abertura da Rússia à importação de produtos agrícolas

Os ministros dos negócios estrangeiros da União Europeia afirmaram, no passado dia 19, que não concordam com o aliviar de sanções à Rússia, pois o conflito na Ucrânia tem aumentado de intensidade.

Esta posição contraria as afirmações da chefe da diplomacia europeia Federica Mogherini, que defendia a abertura de negociações com Moscovo no plano diplomático e comercial, se Moscovo aceitasse cumprir o acordado em Mirsk.

O principal opositor parece ser o Ministro alemão, que afirmou que, face aos recentes acontecimentos na Ucrânia, estava fora de questão aliviar as sanções.

O Ministro dinamarquês secundou praticamente o alemão, afirmando que não era a altura certa para enviar uma mensagem negocial positiva aos russos. Por seu lado, o Ministro sueco foi peremptório ao afirmar que as sanções devem manter-se.

Mais uma vez a política parece vir a impor-se à racionalidade, uma vez que a Rússia tinha mostrado grande abertura para pôr fim ao embargo de alguns produtos, que era fundamental para a recuperação de alguns sectores agrícolas europeus.

Fonte: Agroinfo

Comentários