publicado a: 2016-05-20

Quebra entre 55 e 60% na produção de cereja

As condições climatéricas verificadas este ano, sobretudo o excesso de chuva, terão provocado uma quebra entre 55 e 60% na produção de cereja de Resende, no norte do distrito de Viseu.

O Presidente da associação de promoção CER Resende – Cerejas de Resende, Rogério Silva, é da opinião que a qualidade da cereja irá ser boa, mas em muito pouca quantidade.

Segundo o produtor, que tem cerca de 24 hectares de cerejeiras, o frio e a chuva, mas sobretudo a última, destruíram grande parte da produção, atrasando desta forma a colheita em cerca de 15 dias. Contudo, se o tempo quente se mantiver, a cereja irá desenvolver-se rápido, esperando, assim, estes produtores que a chuva não volte, pois então iria ser um problema.

A Câmara de Resende está a preparar, para o fim-de-semana de 28 e 29, a 15.ª edição do Festival da Cereja, que reunirá mais de uma centena de produtores locais.

O festival apresenta este ano, como novidade, o concurso Melhor doce/bolo de cereja de Resende, que pretende incentivar a criação de uma iguaria que identifique o concelho como produtor da melhor cereja, de forma a valorizar a cereja e promover o empreendedorismo na transformação do produto.

Este concelho produz, em média, 3.500 toneladas de cereja, representando um quarto do total da produção nacional.


Fonte: Agroinfo / Lusa

Comentários