publicado a: 2017-09-08

"Se há produto em que os consumidores atendem à frescura é nas frutas"

Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, lamenta que a grande distribuição não aposte mais na produção nacional.

Um estudo da associação ambientalista Zero, divulgado esta quarta-feira, concluiu que metade da fruta vendida nos supermercados vem do estrangeiro. O Governo regista com pena a falta de aposta da grande distribuição. "Se há produto em que os consumidores atendem à frescura é nas frutas e nos legumes. Ora, a frescura desses produtos é mais fácil de achar nos produtos locais, mais próximos do mercado e produzidos no nosso país", explica Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura.

Luís Medeiros Vieira diz que o setor está em crescimento nos últimos 10 anos, produzindo e exportando cada vez mais. "A produção tem aumentado todos os anos de forma significativa, assim como a exportação. Conseguimos reduzir na ultima década cerca de 400 milhões o défice no setor hortofrutícola, o que significa que estamos a produzir mais e a exportar mais. Só em 2016 exportámos 1350 milhões de euros só em frutas e legumes".

Comentários