publicado a: 2014-08-18

UE prepara compensações ao embargo russo de produtos agrícolas europeus

Os responsáveis pela agricultura dos 28 Estados membros da União Europeia discutiram na quinta-feira, em Bruxelas, eventuais indemnizações aos produtores e agricultores europeus afectados pelo bloqueio russo aos produtos alimentares, medidas que deverão ser financiadas pelo fundo de reserva de 420 milhões de euros.

“Estamos na época para estes produtos e de repente perdemos um mercado de escoamento, sem nenhuma saída alternativa. Por isso, a comissão confirmou que na próxima semana avançaremos com medidas de emergência para vegetais perecíveis”, informou o porta-voz da Comissão Europeia, Roger Waite.

A Grécia, um dos países mais afetados pelo embargo russo, não tem para onde escoar grande parte da produção de pêssegos e nectarinas.

Segundo Marcel Fratzscher, presidente do Instituto de Estudos Económicos DIW de Berlim, “A situação pode agravar-se no futuro, se houver sanções suplementares e uma escalada da situação. O que é particularmente preocupante são as sanções financeiras contra os mercados e os bancos russos – isto implica riscos, pois não podemos calcular exatamente o impacto destas sanções financeiras sobre a confiança do mercado”.

A questão será provavelmente discutida no âmbito da reunião de sexta-feira dos ministros dos negócios estrangeiros da União Europeia, convocada para analisar a situação no Iraque e na Ucrânia.

De acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira pela Comissão Europeia, os presidentes da Rússia, Ucrânia e Comissão Europeia acordaram a realização de consultas sobre a implementação do acordo de associação UE-Ucrânia, o fornecimento de gás, e os esforços para estabilizar a situação política e de segurança.

Fonte: euronews

Comentários