publicado a: 2014-10-03

Análise dos mercados - 3 outubro

Mercados europeus animados com a venda de 120.000 toneladas de trigo ao Egipto, que levou a uma subida de preços dos cereais.

Bruxelas emitiu certificados à exportação para 417.310 toneladas de trigo, 215.113 toneladas de cevada e também de 146.252 toneladas de milho. Por outro lado, foram passados certificados de importação de 96.162 toneladas de milho.

A colza também subiu de preço, devido à evolução positiva da soja.

Estas subidas continuam suportadas por um euro muito fraco e não parece que seja possível manter.

No mercado americano registou-se também uma ligeira subida do preço dos cereais, sobretudo do trigo, devido a uma boa procura internacional.

A soja teve uma recuperação de preço com o anúncio de chuvas e descida da temperatura para a região do Midwest americano, que pode atrasar as culturas.

Esta ligeira subida, junto com a revalorização do dólar face ao real, levou a que os preços subissem no Brasil.

Mais uma vez os especuladores jogam com o factor climatérico para provocar uma subida do preço da soja.

No mercado do Mar Negro temos a registar o clima seco que tem favorecido o avanço das culturas, sendo que este ano a área semeada já é muito maior que em igual período do ano passado.

Espera-se uma área semeada maior na Ucrânia que no ano passado, porque após o bloqueio russo aos produtos ucranianos, este país ficou com as suas exportações praticamente limitadas aos cereais.

Fonte: Agroinfo

Comentários