publicado a: 2015-07-17

Análise semanal dos mercados - 13 a 17 de julho

13 julho

Estabilidade de preços nos mercados europeus, com os operadores a terem os olhos postos no fim-de-semana em que foi discutido o possível acordo com a Grécia.

O último relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos (USDA) trouxe poucas surpresas, com a pressão de stocksmundiais de milho em baixa e os do trigo em alta. No entanto, estas variações não são suficientes para uma forte influência nos preços.

No mercado americano registou-se uma ligeira subida no preço do milho e uma descida no do trigo, fruto do relatório da USDA.

A soja foi o produto que mais foi influenciado pelo relatório da USDA, que apontou uma baixa significativa de stocks nos Estados Unidos, o que levou a uma subida de preço.

As condições climatéricas com a persistência de chuvas nas zonas de produção dos Estados Unidos continuam a preocupar os operadores.

No mercado do Mar Negro a situação é um pouco confusa, pois a USDA reviu em alta as suas estimativas para a produção de trigo na Rússia, enquanto os analistas locais prevêem exactamente o contrário.


14 julho

Mercados fechados hoje em França, devido ao feriado do 14 de Julho.

No mercado americano a semana começou com uma certa estabilidade do preço dos cereais, com uma tendência de ligeira subida, sobretudo no trigo.

A soja registou uma subida de preço, com os fundos a voltarem ao mercado, tendo estado compradores de 4.000 lotes.

Parece confirmar-se problemas de produtividade nos Estados Unidos, devido às precipitações anormais este Verão na zona de produção. As previsões meteorológicas apontam ainda para mais chuvas.

No mercado do Mar Negro continua a colheita e os resultados são muito satisfatórios.


15 julho

O mercado europeu está estável. A tendência é de descida, que tem sido sustentada pela desvalorização do euro face ao dólar. No entanto, os trigos europeus continuam a não ser competitivos e prova disso foi a compra do Egipto de 235.000 toneladas de trigo, dos quais 120.000 toneladas foram da Roménia e 115.000 toneladas da Rússia.

Os grandes países importadores começaram a posicionar-se face à tendência de descida dos cereais na Europa.

No mercado americano a sessão também foi de baixa para todos os produtos. O Milho foi o que registou maior descida, com os fundos de investimento a realizarem mais-valias, depois das altas dos últimos dias. O trigo, apesar da descida, continua a não ser competitivo no mercado mundial.

A soja também registou uma ligeira descida, devido à realização de mais-valias por parte dos investidores. As condições climatéricas nos Estados Unidos estão a melhorar, mas ainda são preocupantes.

No mercado do Mar Negro deram início às primeiras exportações de cereais da actual campanha, tendo como destinos o Egipto, a Turquia, Bangladesh e Portugal.


16 julho

Descida de preços nos mercados europeus com a pressão da colheita. O calor e a falta de chuvas em França continua a preocupar os operadores face à evolução da cultura do milho.

O euro voltou a desvalorizar face ao dólar, o que é um elemento positivo para as exportações europeias.

No mercado americano registou-se uma certa estabilidade no preço dos cereais, com os fundos de investimento a venderem muitas posições, aproveitando a alta de preços.

A soja registou nova descida, apesar do dia ter fechado acima dos mínimos registados durante a sessão. A melhoria das condições atmosféricas nos Estados Unidos, a falta de novos dados sobre o mercado e a valorização do dólar, foram os responsáveis por esta descida.

No mercado do Mar Negro continua a colheita, agora em bom ritmo na Rússia. O tempo de atraso que se verificou no início dos trabalhos ainda não foi, no entanto, recuperado.


17 julho

Ligeira recuperação dos preços dos cereais nos mercados europeus face às baixas do início da semana. A colheita do trigo continua em bom ritmo, sendo que a preocupação neste momento centra-se no milho, cujo tempo seco na altura da floração pode trazer perdas de produtividade.

No mercado americano descida do preço do trigo depois de anunciados os valores da exportação, que foram decepcionantes. O milho está estável.

A soja desceu de preço com um mercado muito confuso. As informações sobre as previsões meteorológicas não permitem uma definição exacta do que vai ser o futuro da produção.

No mercado do Mar Negro a colheita na região segue agora em bom ritmo e as produtividades são boas.

A Ucrânia deve produzir mais cevada do que era previsto. Nos últimos dias tem chovido, o que faz antever uma boa cultura de milho.


Fonte: Agroinfo

Comentários