publicado a: 2015-10-16

Análise semanal dos mercados - 13 a 16 outubro

13 outubro

Situação muito calma nos mercados europeus neste início de semana, depois da publicação do relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos da passada sexta-feira, que não revelou nenhuns dados novos significativos sobre o mercado.

Pouco movimento também no mercado americano, com muitos operadores ausentes por ser Columbus Day. Mesmo assim, os cereais registaram uma ligeira baixa e a soja uma ligeira subida.

A soja começou a sessão em Chicago a registar ganhos significativos, mas acabou praticamente ao mesmo preço, em virtude da forte baixa do petróleo.

No mercado do Mar Negro de realçar que importantes quantidades de cevada já foram exportadas da Rússia e da Ucrânia, o que leva a limitar muito o futuro potencial de exportação daqueles países, no que se refere a cevada.


14 outubro

Nova sessão calma nos mercados europeus, com uma estabilização de preços.

No mercado americano subida de preço de todos os produtos, devido ao forte interesse dos investidores. Assim, os fundos estiveram compradores de 17.000 lotes de soja, 7.000 lotes de milho e 6.000 lotes de trigo.

A soja teve uma forte subida, devido, sobretudo, às fortes exportações para a China. Segundo os dados do Departamento Agrícola dos Estados Unidos, na semana que terminou em 8 de Outubro, foram exportados 1.831.696 toneladas de soja, enquanto que na semana anterior esse número era de 1.155.816 toneladas. Ainda ontem foi anunciado mais um contracto de venda de 240 mil toneladas.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a assinalar.


15 outubro

Baixa de preços dos cereais nos mercados europeus, devido, por um lado à conjuntura económica mundial, que deixa antever uma quebra da procura e por outro lado a valorização do euro face ao dólar.

O Egipto está de volta aos mercados, mas é pouco provável que seja a Europa a vender o trigo, devido à cotação do euro.

Baixa de preços de todos os produtos no mercado americano, devido às boas condições para o avanço das sementeiras de Inverno e à posição dos fundos de investimento, que aproveitaram a sessão para realizar mais-valias, estando vendedores de 8.000 lotes de milho, 4.000 lotes de soja e 5.000 lotes de trigo.

A soja teve uma ligeira descida, pois os fundos aproveitaram a alta da sessão anterior para realizarem mais-valias. Neste momento, as atenções estão viradas para a actividade à exportação por parte da China para a colheita nos Estados Unidos e também para a evolução da sementeira no Brasil.

No mercado do Mar Negro de referir o aparecimento de algumas chuvas que vêm ajudar a evolução das sementeiras de Inverno.

A colheita de milho está praticamente terminada na Ucrânia e os rendimentos são muito inferiores ao esperado, pelo que a produção total deve ser inferior às últimas previsões, que apontavam para 25 milhões de toneladas.


16 outubro

Situação confusa nos mercados europeus, devido, sobretudo, à valorização do euro face ao dólar, que tira competitividade aos trigos europeus.

A oferta de trigo europeu continua a ser muito grande, mas os preços continuam altos face, por exemplo, ao Mar Negro. A prova disto é que a França voltou a perder mais um possível negócio para o Egipto.

Nova descida de preços no mercado americano, devido à posição dos fundos de investimento que estiveram vendedores de 6.000 lotes de milho, 7.000 soja e 3.000 de trigo.

O milho e a soja estão a sofrer a pressão da colheita, que avança em bom ritmo nos Estados Unidos.

A baixa do preço da soja deveu-se, sobretudo, a correcções técnicas, segundo alguns analistas, uma vez que as informações que vão chegando até são positivas, com um bom ritmo de exportações e uma colheita com rendimentos inferiores ao esperado.

No mercado do Mar Negro de registar o Outono seco que se instalou na região e que está a prejudicar as sementeiras de Inverno. Assim, devido à falta de humidade no solo, estamos a assistir a uma redução considerável da área semeada de colza na Ucrânia.


Fonte: Agroinfo

Comentários